Desde 1975 levando vida para todos.

Alimento diário


Semana 8 - Saturday


SÉRIE: EXTRAINDO VIDA DOS ESCRITOS DE PAULO
MENSAGEM 08: O livro de Romanos [1] – (Rm 1:1-4)
Leitura bíblica:
Êx 26:36; 30:18, 20
Ler com oração:

[Por meio de Jesus Cristo] temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça (Ef 1:7). Mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus (1 Co 6:11).


A SANTIFICAÇÃO NO ÁTRIO EXTERIOR

No átrio do tabernáculo os israelitas preparavam o altar do holocausto e a bacia de bronze. O derramamento de sangue do animal oferecido era suficiente para perdoar o pecador, de modo que este se reconciliava com Deus. Para que um homem fosse considerado digno de servir a Deus, era necessário resolver o problema do pecado.
Ao olhar para essa tipologia no Antigo Testamento, percebemos que o próprio Senhor foi imolado ao morrer por nós na cruz. Feito isso, recebemos a justificação pela graça e, em seguida, a santificação. Esse fato ocorre quando estamos debaixo do lavar renovador do Espírito Santo (Tt 3:5), prefigurado pela bacia de bronze descrita em Êxodo 30:18.
Uma vez justificados, carecemos de santificação. No tocante à santificação, cabe ressaltar que temos dois aspectos, que são a santificação posicional e a disposicional. A primeira é objetiva, e dela tomamos posse no ato de crer que o Senhor morreu por nós na cruz, retirando-nos da condição miserável adquirida pelo pecado e nos colocando numa posição de serviço a Deus, em Cristo. Já o segundo aspecto da santificação é subjetivo, ou seja, diariamente devemos nos consagrar ao Senhor para que Ele mesmo santifique nossos atos, palavras e sentimentos por meio de Sua natureza divina.
Ao entrar no santuário, passamos pelo reposteiro, chamado também de primeiro véu, pendurado nas cinco colunas da entrada do tabernáculo (26:36). Na Bíblia, o número cinco representa responsabilidade. Uma vez que arcamos com a responsabilidade de ser um com a causa do Senhor, entramos, então, no Santo Lugar para servir a Deus.