Alimento diário


Semana 7 - domingo


SÉRIE: O coração da Bíblia
MENSAGEM: Filipenses [3]: Cooperação no evangelho – (Fp 1:3-5)
Leitura bíblica:
Fp 1:21-26
Ler com oração:

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. [...] Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR (Sl 51:12; 122:1).


O PROGRESSO E GOZO DA FÉ

Ao longo desta semana, foram-nos apresentados muitos princípios, encorajamentos e luz no primeiro capítulo da Epístola aos Filipenses. Os versículos 23-25 dizem: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne. E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé”. O Senhor permitiu ao irmão Dong permanecer mais tempo conosco esperando nosso progresso na fé, isto é, nosso crescimento de vida. E, graças a Deus, testemunhamos o quanto as igrejas e suas lideranças têm progredido no Senhor. Mas não somente isso. Precisamos, segundo a luz que recebemos nesse versículo, restaurar o nosso gozo na fé!
Quanto mais nós crescemos, mais amadurecemos, mais alegria temos na fé. Isso não significa que nossos dias sempre nos oferecerão motivos para sorrir. Pelo contrário, ainda que tenhamos motivos para estar tristes, entediados, temos graça para buscar o gozo em nosso espírito e prosseguir. Certamente o Senhor nos fará orar a fim de restaurarmos nossa alegria da fé e da salvação.
Se buscarmos o gozo da fé, nossas reuniões da igreja estarão restauradas! Não mais chegaremos atrasados. Não mais sentaremos no fundo, nas últimas cadeiras, como se não tivéssemos nada com aquela reunião, sem qualquer compromisso. Não! Tudo isso pode acontecer em sua vida por falta do gozo da fé. Se você tiver alegria da fé, você fará questão de chegar mais cedo, pois sua alegria será estar na casa de Deus (Sl 122:1). Você vai desejar orar com os irmãos. Vai querer servir e recebê-los com alegria no Espírito. Vamos preparar muito bem cada reunião e cada serviço ao Senhor, fazendo com dedicação e zelo, mas sem cair nos extremos. Não devemos deixar nossa organização engessar o agir do Espírito entre nós, nem mesmo agir de forma descuidada e despreparada em nossos serviços ao Senhor e aos irmãos.
Em Filipenses 1:26 continua: “A fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco”. No original, o sentido é o seguinte: “Gloriar-se em mim, em Cristo Jesus”. Não é só o gloriar-se em Cristo Jesus. Era importante que os irmãos reconhecessem o apóstolo também! Temos um grande princípio nesse versículo: a importância de reconhecermos e valorizarmos aqueles que estão sendo usados por Deus como canal de suprimento para as igrejas. Temos de interceder por eles, pois são uma bênção para a igreja! Eles nos suprem com a Palavra de Deus e cuidam de nós.